segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Palestra de sensibilização às Drogas

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo, os Xequemate, decidiu organizar a palestra que decorrerá amanha, terça-feira dia 3 de Fevereiro, com colaboração da GNR com o fim de prevenir junto das camadas mais jovens, o tema das drogas.

O abuso e dependência das drogas são um problema de saúde pública, que afecta muitas pessoas e tem uma grande variedade de consequências sociais, físicas e psicológicas nos indivíduos.
A dependência começa com o abuso das drogas, no entanto, a dependência não é apenas "o uso de grande quantidade de drogas". Pesquisas científicas recentes têm demonstrado que as drogas não somente interferem com o funcionamento cerebral normal, criando sensações de prazer, mas também tem efeitos a longo-prazo no metabolismo e actividade cerebral, e num determinado momento, as mudanças que ocorrem no cérebro podem transformar o abuso em dependência. Os toxicodependentes têm um desejo compulsivo e não conseguem deixar as drogas por vontade própria.
Estudos recentes demonstraram que a dependência é claramente tratável. O tratamento pode ter um profundo efeito não apenas nos usuários de drogas, mas também na sociedade como uma diminuição da criminalidade e violência e outros factores associados às drogas. A compreensão do abuso das drogas e dos seus efeitos prejudiciais à saúde podem ajudar a prevenir o seu uso. E este é o nosso objectivo.

No final iremos realizar uma actividade didáctica baseada na palestra.
Esperemos que corra bem e que este blog possa servir como fórum de dúvidas e esperamos também conseguir responder a todas as perguntas!!!

2 comentários:

apxf disse...

um beijinho grande cheio de força de alguém que vos visitou e vos conheceu
paulax

Anónimo disse...

Esta recolha que estamos a realizar nao é so na nossa escola, alargamos-la a toda a comunidade em que vivemos distribuindo caixas por vários locais..

Nao sei.. ajudem uma instituição perto da vossa comunidade!!

Bom Trabalho!